Todo início de qualquer aprendizagem é uma fase difícil. Afinal, estamos mudando do ponto A para o ponto B. Toda mudança requer paciência e persistência, pois o desejo de permanecer no ponto A sempre aparece com força. Tudo à nossa volta, até mesmo nosso corpo acaba sendo contra à mudança.
A mudança de ambiente, o caminhar entre os espaços, a indefinição da chegada, o medo, a ansiedade, enfim, são muitos obstáculos. Considerando a maioria deles criação própria nossa, a sombra do nosso ego.
Depois que você começa a atravessar a ponte da mudança, vencer alguns obstáculos internos, você percebe que todos esses obstáculos não passam de ilusão. Nosso medo cria vários mecanismos de defesa, de freio que impedem nosso avanço. Ao passo que conhecemos nós mesmos, esse medo se esvai, e a luz da vida toma conta da gente, irradiando energia a nossa volta. Até o ar que respiramos passa a ser mais revigorante.
Carregamos muito peso em nossas costas com nossas criações mentais de medo. Livrar-se do medo parece ser tarefa difícil, porque desde criança o cultivamos. Contudo, pouco a pouco, podemos ir eliminando-o para nossas vidas serem mais leves e alegres.